PALEONTOLOGIA


Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise o questionamento e assinale a alternativa correta.

Registro fóssil

O registro fóssil é uma "gravação" da história feita de camadas de fósseis. Assim como os anéis de crescimento de uma árvore ou as camadas encontradas em núcleos de gelo, a terra está coberta por camadas (estratos) de rocha sedimentária que representam uma sequência de eventos. Mais especificamente, estas camadas registram os tempos relativos em que os organismos fossilizados foram enterrados pelo sedimento. Em contraste com muitos registros da história humana, porém, as camadas do "registro fóssil" aparecem sem métodos de datação universalmente reconhecidos. Os evolucionistas afirmam que este registro representa uma história da vida na Terra ao longo de centenas de milhões de anos, e os fósseis são oferecidos como a principal evidência para sustentar que os organismos evoluíram de formas simples para formas mais complexas. No entanto, a maioria dos criacionistas acredita que a grande maioria dos fósseis são sim os restos de plantas e animais que morreram durante o dilúvio global bíblico. Alguns criacionistas preferem usar uma expressão como "camadas de fósseis" para evitar a conotação de que ela oferece evidência para a macroevolução das formas de vida ao longo de milhões de anos.

Fonte: Disponível em: http://creationwiki.org/pt/Registro_f%C3%B3ssil. Acesso em: 13 out.2016. 

Já ouviu aquela fase famosa, ― Para morrer, basta estar vivo! Pois é, para que um fóssil seja formado, o primeiro passo é a morte. Parece meio macabro isso, mas sem a morte não há registro fóssil. Basicamente, existem dois tipos de morte na natureza: 


a desintegração e a não-seletiva.


a decomposição bacteriológica baixa ou ausente e a não-seletiva.


a seletiva e a não-permeável.


a seletiva e em estado de putrefação.


a seletiva e a não-seletiva.

Período da era Paleozoica constituído de invertebrados marinhos diversos, incluindo graptozoários, trilobites e braquiópodes. Uma comunidade marinha típica conviveu com estes animais, algas vermelhas e verdes, peixes primitivos, cefalópodes (VIDE Figura), corais, crinoides e gastrópodes. O clima era suave com temperaturas médias e a atmosfera muito úmida. No entanto, ocorreram extinções maciças que caracterizam esse período. Cerca de 60% de todos os gêneros e 25% dos invertebrados marinhos de todas as famílias foram extintos. A evolução dos protocordados permitiu o desenvolvimento dos primeiros peixes sem mandíbulas. Na vida vegetal aparecem os primeiros sinais de plantas terrestres como plantas primitivas que dariam origem às plantas vasculares.

Polvo: molusco cefalópode.

O planeta Terra, assim como todos os outros planetas do sistema solar, formou-se há 4,56 bilhões de anos. No entanto, a explosão da vida só ocorreu milhares de anos depois. Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa que corresponde ao período do tempo geológico descrito.


Período Siluriano.


Período Ordoviciano.


Período Carbonífero.


Período Permiano.


Período Devoniano.

Leia atentamente o texto abaixo.

Em 2004, cientistas revelaram a impressionante descoberta de fósseis de uma espécie humana até então desconhecida. Os remanescentes encontrados na ilha de Flores, na Indonésia, pertenciam a um hominídeo de apenas um metro de altura que, pela diminuta estatura, foi apelidado de "hobbit", criatura ficcional que aparece nos romances de J.R.R. Tolkien. Dez anos depois, em 2014, pesquisadores encontraram na mesma ilha, fósseis pertencentes aos ancestrais dos hobbits, criaturas ainda menores que viveram no local há 700 mil anos, mais de 500 mil anos antes do que os Homo florensiensis revelados em 2004. A descoberta dá pistas sobre a evolução do Homo floresiensis e soluciona uma dúvida sobre o que poderia explicar a estatura tão pequena da espécie: seriam descendentes do Homo erectus que encolheram ao longo dos anos vivendo na ilha ou teriam eles evoluído de espécies mais primitivas e menores, como o Homo habilis ? O achado revela não apenas que a primeira hipótese é a mais provável, mas também que esse processo de encolhimento provavelmente ocorreu de forma muito rápida em termos evolutivos: ao longo de cerca de 300 mil anos.

Fonte: Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/cientistas-encontram-fossil-inedito-de-ancestral-de-hobbit-de-700-mil-anos.ghtml. Acesso em: 24 mar.2017.

 

Considerando o estudo do capítulo - Paleontologia: desvendando o passado biológico da Terra e correlacionando-o com as informações acima, julgue a veracidade das assertivas a seguir.

 

I) A morte não seletiva é causada por fatores naturais, como envelhecimento, relações como predação, competição e doenças atingindo determinadas faixas de idade dos indivíduos. 

II) A morte não-seletiva, acomete parte da população, e apresenta distinções por faixas de idade. Porém, também é influenciada por catástrofes naturais, como enchentes.

III) O ambiente fluvial é um grande agente transformador da paisagem e dos elementos que se encontram nela como, por exemplo, os restos orgânicos depositados neste espaço.

IV) De acordo com a idade da rocha, pode-se dizer que houve uma superposição de camadas sedimentares, sendo a camada mais baixa, a de idade mais antiga (lei da superposição).

 

As assertivas CORRETAS podem ser reconhecidas em:


III e IV apenas.


I, II, III e IV.


II e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.

Parte de toda essa história é contada pelos fósseis. A sucessão de fósseis ao longo dos anos nos ajuda a ter a percepção relativa do tempo. Um exemplo são as rochas Pré-Cambrianas, que não possuem restos de conchas ou carapaças, presentes nos períodos da Era Paleozoica. O que possibilitou a datação das rochas e dos fósseis foi a descoberta, pelo físico Antoine Henri Becquerel (VIDE Figura), do fenômeno da radioatividade e pelos químicos Marie e Pierre Curie de outros elementos radioativos como o polônio e o tório. A desintegração radioativa dos elementos químicos contidos nas rochas e nos fósseis especificou o tempo em que os fenômenos ocorreram.

   FiguraAntoine Henri Becquerel.

Considerando as informações acima e seus estudos sobre o tempo geológico, assinale a assertiva CORRETA.


O cloro é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o potássio é utilizado para datação de rochas mais antigas.


O carbono-14 é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o urânio-238 é utilizado para datação de rochas mais antigas.


O potássio é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o cloro é utilizado para datação de rochas mais antigas.


O urânio-238 é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o carbono-14 é utilizado para datação de rochas mais antigas.


O carbono-238 é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o urânio-14 é utilizado para datação de rochas mais antigas.

O planeta Terra possui aproximadamente 4,56 bilhões de anos, e ao longo deste tempo, restos de animais e vegetais ou evidências de suas atividades ficaram preservados nas rochas. Estes restos e evidências são denominados fósseis e constituem o objeto de estudo da Paleontologia.

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.

I)  Os icnofósseis são representados pelas partes duras como, por exemplo, os ossos, dentes e, pelas partes moles como tecidos.

II) Somatofósseis são marcadas deixadas por um organismo que já existiu como, por exemplo, ovos de dinossauros, pegadas, coprólitos.

III) Fósseis vivos, são espécies que não têm parentes próximos entre os organismos da atualidade, mas que pertencem a um grupo biológico que foi muito abundante e diversificado no passado

Está correto o que afirma em:


Apenas as afirmativas I e III estão corretas.


Apenas a afirmativa I está correta.


Apenas a afirmativa II está correta.


Apenas a afirmativa III está correta.


Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Os fósseis são vestígios de organismos (animais e vegetais) muito antigos que foram preservados como passar dos anos por meio de processos naturais. São considerados fósseis os restos que apresentem mais de 11 mil anos, ou seja, na época geológica do Holoceno da era Cenozoica que se iniciou após a última era glacial, cerca de 11,5 mil anos e se estende até o presente. O estudo dos fósseis foi aprofundado em meados no século XVIII, embora o filósofo grego Xenófanes já utilizava os fósseis em suas análises. 

Fonte: Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-sao-fosseis/. Acesso em: 04 out. 2016.

Os fósseis mais antigos encontrados no planeta Terra são datados por aproximadamente 3,8 bilhões de anos. A grande maioria dos fósseis encontrados é originada de: 


rochas magmáticas, com raras exceções de ocorrência em rochas metamórficas ou até sedimentares.


rochas metamórficas ou magmáticas, exclusivamente.


rochas metamórficas, exclusivamente.


rochas sedimentares, com raras exceções de ocorrência em rochas metamórficas ou até magmáticas.


rochas metamórficas, com raras exceções de ocorrência em rochas sedimentares ou até magmáticas.

Não é um período geológico verdadeiro. Nesse período estava se formando o sistema solar (VIDE Figura), provavelmente dentro de uma nuvem grande de gás e poeira em torno do Sol. O Sol formado da mesma forma começou a emitir luz e calor.

Fonte: Disponível em: https://pixabay.com/pt/sistema-solar-planetas-espa%C3%A7o-566537/. Acesso em: 19 nov.2016.


Período Quaternário.


Éon Fanerozoico.


Éon Arqueano.


Éon Proterozoico.


Éon Hadeano.

O assunto da Paleontologia é muito amplo e variado, ampliando o vasto leque de conhecimentos da ciência e incentivando o estudo e especialização na área. Além de matéria acadêmica, o estudo dos fósseis encontra um vasto campo de aplicação, principalmente no campo de evidências evolutivas e de interesse econômico.

A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.

I)   A grande maioria dos fósseis encontrados é originada de rochas sedimentares, com raras exceções de ocorrência em rochas metamórficas ou até magmáticas.

II)  Os achados fósseis têm importância fundamental para a Estratigrafia, uma ramificação da Geologia, que se ocupa da datação das rochas e a correlação das camadas sedimentares na interpretação de Paleoambientes.

III) Os seres vivos modificaram-se continuamente no decorrer do tempo e essas mudanças fornecem sustentação para a datação da idade relativa das rochas onde são encontrados os fósseis.

Está correto o que se afirma em:


I e II, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.

Período que proporcionou condições ideais para a formação de carvão, eventos biológicos diversos, geológicos, e climáticos. Uma das maiores evoluções conquistadas pelos animais foi o ovo amniótico, que permitiu a exploração do meio terrestre por tetrápodes. O ovo amniótico permitiu que os antepassados dos pássaros, mamíferos e dos répteis reproduzissem em terra impedindo a dessecação do embrião. Havia também uma tendência à temperaturas suaves durante esse período que evidenciou a diminuição de insetos grandes e o surgimento das pteridófitas (VIDE Figura). Geologicamente, houve uma colisão da Laurásia (Europa, Ásia e América do Norte) e a Gondwana (África, Austrália, Antártida e America do Sul) produzindo os Apalaches, cadeia de montanhas da América do Norte e das montanhas hercinianas no Reino Unido. Uma colisão posterior da Sibéria e Europa criou os montes Urais.

Figura: Samambaia - planta típica da Floresta Tropical.


Permiano.


Cretáceo.


Jurássico.


Carbonífero.


Triássico.

O estudo das rochas e dos fósseis permitiram a colocação adequada dos eventos geológicos na sua ordem correta. As unidades estratigráficas possuem uma sequência de rochas depositadas com variação no espaço de tempo geológico; isso determinou a divisão das eras, que foram subdivididas em períodos.

- éons (Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico);
- eras (apenas no Éon Fanerozoico: Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica);
- períodos (para cada uma das eras do Fanerozoico);
- épocas (subdivisões existentes apenas para os períodos do Cenozoico).
Nesse contexto, a tabela geológica é a forma de representar todas as transformações sofridas pela Terra de acordo com o tempo geológico.

Período marcado por muitos eventos da história da Terra, como por exemplo, a estabilização dos continentes. Os primeiros fósseis abundantes de organismos unicelulares surgiam nesta época e, foram fundamentais para a compreensão da evolução da vida. Além disso, a partir da fotossíntese das algas, iniciou-se a acumulação de oxigênio na água, que depois escapou para a atmosfera.

Considerando as informações do texto acima, podemos reconhecer que trata-se do(s) éon(s):


Éon Hadeano.


Éon Arqueano.


Éon Proterozoico.


Éon Fanerozoico.


Éons: Hadeano e Arqueano.

Páginas: 1234567